E-mailrecepcao@advocaciasalvador.com.br
  • Telefone(43) 3424-5946

Artigos - TUDO SOBRE CNIS (CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS)

DIREITO PREVIDENCIARIO
TUDO SOBRE CNIS (CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS)
O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, trata-se de um relatório que permite ao cidadão solicitar ao INSS o Extrato Previdenciário com todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
 
  • QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE CONTAM NO CNIS?
Nele é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço (trabalhadores por conta própria).
  • QUAL A IMPORTANCIA DO CNIS?
O CNIS tem o intuito de informar se as empresas estão efetivamente prestando as informações ao INSS de forma correta.
 
  • E COMO FAÇO PARA TER ACESSO AO MEU CNIS?
O acesso ao CNIS pode ser de três formas:
  1. Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS →  cesse o Portal do Meu INSS → selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS →  ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” ,do lado esquerdo da página, e emita o documento.

OBSERVAÇÃO: Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
 
  1. Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS → acesse o Portal do Meu INSS → informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login” → clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “extrato” e selecione o serviço desejado → compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.
 
  1. Através do Banco do Brasil ou Caixa Econômica: os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem consultar o seu extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet (home banking), através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa. Em caso de dúvidas, consulte o gerente do seu banco!
 
  • COMO CORRIGIR DIVERGÊNCIAS NO CNIS?
Se o cidadão ao analisar o CNIS verificar que existem discrepâncias nas informações ali contidas, deverá procurar o INSS ou um advogado para corrigir tais divergências, para que solicite a retificação dos dados do CNIS (o que chamamos de “acerto do CNIS”).

Lembrando que as informações errôneas podem prejudique o cidadão no momento de solicitação de um benefício.

IMPORTANTE RESSALTAR que não é preciso requerer um benefício para pedir a retificação do CNIS.

FONTES: INSS, Decreto 3.048/99,  IN 77/2015.
 
 
 

Advocacia Salvador - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1