E-mailrecepcao@advocaciasalvador.com.br
  • Telefone(43) 3424-5946

Artigos - ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA: QUANDO É DEVIDO?

DIREITO TRABALHISTA
ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA: QUANDO É DEVIDO?
  • DR.,  QUANDO CARACTERIZA TRANSFERÊNCIA?
 
A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio. Nos termos da legislação civil, domicílio é o lugar onde a pessoa reside com ânimo definitivo.
IMPORTANTE: A mudança do local de trabalho que não acarrete mudança de domicílio não configura transferência, MAS SIMPLES DESLOCAMENTO DO EMPREGADO.

 
  • DR., POSSO SER TRANFERIDO CONTRA A MINHA VONADE?
O artigo 469 da CLT, dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência, isto é, sem a concordância do empregado para localidade diversa da que resultar do contrato.
 
  • DR., TODO TRABALHADOR TRANFERIDO TEM DIREITO AO ADICIONAL DE TRANFERÊNCIA?

A resposta é NÃO! O adicional de transferência deve ser pago aos empregados que forem transferidos para outro local de trabalho de FORMA TEMPORÁRIA.
O trabalhador terá direito ao adicional de transferência sempre que o empregador o transferir para outra filial da empresa localizada em outra cidade ou estado, devendo essa transferência ser configurada como provisória.

OBSERVAÇÃO: O citado acréscimo tem natureza salarial, portanto, é computado para efeito de férias, 13º salário, repouso semanal remunerado, desconto do Imposto de Renda na Fonte, contribuições previdenciárias, depósito do FGTS, etc.

 
  • DR., FUI TRANSFERIDO PARA OUTRA EMPRESA  ONDE TIVE QUE ME MUDAR JUNTO COM A MINHA FAMÍLIA PERMANENTEMENTE, TENHO DIREITO AO ADICIONAL TRANFERÊNCIA?

A resposta é NÃO! Determina o artigo o do artigo 469, § 2º, da CLT que, quando o empregado for transferido PROVISORIAMENTE para localidade diversa da resultante do contrato de trabalho (deslocamento que acarreta mudança de domicílio), o empregador ficará obrigado a pagar-lhe um adicional de, no mínimo, 25% de seu salário, enquanto durar a transferência.

No entanto, se o empregado é tranferido permanentemente não terá direito ao adicional, tendo em vista que a sua tranferência não terá natureza transitória.
Resumo:

-        Adicional de Transferência - 25% do salário;

-        Requisitos - Mudança de localidade e domicílio, transferência provisória e necessidade do serviço.
 
FONTES: http://www.mmadvs.com/v2/adicional-de-transferencia-quando-e-devido-ao-empregado/, https://nobeadvogados.com.br/12-duvidas-sobre-o-adicional-de-transferencia/, https://nobeadvogados.jusbrasil.com.br/artigos/464504665/12-duvidas-sobre-o-adicional-de-transferencia, https://informativotrabalhista.jusbrasil.com.br/artigos/182558930/adicional-de-transferencia.
 

 
 
 

Advocacia Salvador - Todos os direitos reservados.

icone-whatsapp 1